Carro danificado no estacionamento?


Não é raro ler nos tickets de estacionamentos a seguinte frase: não nos responsabilizamos por danos causados aos veículos. O aviso alerta que o estabelecimento não cobre prejuízos com objetos deixados no interior do veículo nem outros problemas. No entanto, é bom ficar atento. Segundo o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON), essa medida vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Se o usuário deixa seu veículo sob a guarda de alguém e paga por isso, a empresa tem obrigação de proteger seu bem. Ao deixar o automóvel no estacionamento, o proprietário do automóvel firma uma relação de consumo e de confiança com o dono do local.
Agora que você já sabe disso, tenha atenção ao deixar seu carro em estacionamentos particulares. Valéria Cunha, assistente de direção do Procon de São Paulo orienta os usuários para evitarem futuras dores de cabeça: “Antes de deixar o veículo em um estacionamento particular, analise a segurança do local, se ele é coberto e iluminado. Veja se há manobrista e se as chaves devem permanecer com os funcionários. Outro detalhe é a facilidade de manobra na área”.
O usuário deve observar se não houve nenhum dano no veículo. Veja se a lataria não está amassada ou riscada e se não foi furtado nenhum objeto do automóvel. Outra recomendação é abrir o porta-malas e verificar se o estepe é o original. “Este cuidado é muito importante. As pessoas normalmente não se preocupam com isso e, quando chegam em casa, se deparam com um estepe velho ou percebem a ausência do pneu. Então, nada de sentir vergonha em analisar esses detalhes”, indica Valéria.
A notinha, por favorNunca se esqueça de pedi-la. A nota fiscal é muito importante nos casos de dano ao veículo. É com ela que o proprietário do carro comprovará que usufruiu dos serviços da empresa. O consumidor deve informar o estacionamento assim que notar qualquer prejuízo ao automóvel,. O dono do veículo pode tentar uma negociação direta. Porém, se o proprietário do local não resolver o problema, deve ser feito um boletim de ocorrência em uma delegacia. Feito isso, o próximo passo é entrar em contato com o Procon, que tentará fazer um acordo.
Dos trâmitesDepois de receber a reclamação do proprietário do veículo, o órgão que defende os consumidores emite uma carta para a empresa. A resposta deve sair em 10 dias. Cerca de 70% dos casos são resolvidos. Entretanto, quando o proprietário do estacionamento se recusa a fazer uma negociação, o Procon inicia um processo administrativo, que pode durar 120 dias, salvo quando não há outro problema.
Se o consumidor ainda assim não conseguir resolver esse impasse, ele pode procurar juizados especiais. Nesses locais, o atendimento é gratuito para causas de no máximo 20 salários mínimos. Acima desse valor, é necessário procurar um advogado.
Dicas básicas de segurançaNão se esqueça de seguir essas outras recomendações sempre que estacionar em locais privados:
- Analise se o estacionamento oferece segurança.- Evite deixar seus pertences de valor dentro do veículo. - Ao deixar objetos no carro, mostre-os ao manobrista ou responsável pelo estabelecimento.

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