Lugar de bituca não é no asfalto


A nova lei antifumo vem provando que pode contar com a colaboração dos fumantes. Na maioria absoluta dos lugares, o respeito à lei vem sendo total. Nos primeiros dias de fiscalização, 98,7% dos estabelecimentos já haviam se adequado à nova norma. Isso é a prova de que os fumantes estão colaborando.


Mas não é apenas a fumaça do cigarro que polui. A bituca do cigarro, se jogada na rua, também provoca conseqüências danosas. Além de deixar a cidade suja, as bitucas são agentes poluidores, que possuem diversas substâncias químicas.


Os filtros de cigarros demoram cerca de 100 anos para se degradarem. Acumulados ele podem acabar entupindo esgotos.


Por isso é importante que os fumantes continuem colaborando, não apenas ao sair para fumar, mas também ao jogar a bituca do cigarro nos lugares corretos. Entre as opções, estão os cinzeiros colocados em frente aos edifícios e estabelecimentos comerciais. Porta-bitucas feitos de garrafas PET também estão sendo distribuídos e vendidos em diversos pontos. As lixeiras também servem. É fundamental que as bitucas estejam devidamente apagadas, para evitar risco de incêndio.


Com a colaboração de todos, iremos respirar melhor em ambientes fechados, sem vermos a cidade mais suja nos ambientes abertos.


Da Secretaria de Estado da Saúde


leiantifumo.sp.gov.br


Nenhum comentário: