INSPEÇÃO DE SEGURANÇA GRATUITA

Programa da CET orienta os motoristas sobre a necessidade da manutenção preventiva do veículo
Diariamente, cerca de 700 veículos quebram ou se envolvem em acidentes na cidade. Estes veículos interrompem o fluxo do trânsito e geram lentidão. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um veículo quebrado em uma via de grande movimento, durante 15 minutos, provoca um congestionamento de até 3 km de extensão. Com o objetivo reduzir o número de carros quebrados nas ruas de São Paulo, a CET está promovendo a Semana de Inspeção de Segurança.

Ao contrário da Inspeção Ambiental, a campanha é totalmente voluntária e possui um caráter educativo, para conscientizar os motoristas quanto à importância da manutenção preventiva, evitando que o carro pare na rua por causa de algum defeito mecânico, ou, algo pior, que o condutor se envolva em algum acidente devido à falha de algum componente do veículo.

O engenheiro, Nilton Tadeu Durães, explica que um simples amortecedor desgastado pode ocasionar perda no controle de direção e prejudica consideravelmente a frenagem. “Um veículo a 60 km/h, com amortecedores em más condições de uso, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros, além de perder facilmente o controle em curvas e deixar o veículo sujeito a aquaplanagem”, conclui Durães.

Além disso, manter o veículo em ordem é mais econômico, o carro apresenta melhor desempenho e rendimento quando está regulado e também evita ser pego de surpresa, como foi o caso do propagandista, Eduardo Tadeu Arndt. (?)

Por não se preocupar com a manutenção do veículo, Eduardo pagou caro. Descendo para Santos, a correia dentada do carro arrebentou e teve que pagar por um guincho, pela peça e ainda pelo serviço do mecânico. “Aprendi a lição do modo mais duro. No bolso! Hoje não cometo o mesmo erro, a cada dez mil quilômetros eu faço uma revisão preventiva” argumenta.

O programa da CET é voluntário, gratuito e não leva mais do que 30 minutos. Ao termino da inspeção, o proprietário recebe um relatório com os itens que devem ser consertados em um mecânico de preferência.

A inspeção é feita por técnicos especializados e segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São inspecionados mais de 70 itens de segurança do veículo, tais como: freios, direção, iluminação, suspensão, embreagem, equipamentos obrigatórios, sinalização, motor e sistemas complementares.

Os motoristas interessados em participar, devem agendar uma data para o atendimento, entre os dias 15 e 19 de junho, através do telefone (11)3871-8750. Os horários disponíveis são das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A vistoria é feita na Estação de Inspeção Veicular da CET, na Avenida Marquês de São Vicente, 2.154, Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Mais informações sobre a Inspeção de Segurança Automotiva também podem ser obtidas nos sites: http://www.controlar.com.br/ e http://www.cetsp.com.br/.

Nenhum comentário: