Dia Mundial do Meio Ambiente

Guarulhos tem motivos para comemorar o dia mundial do Meio Ambiente


Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, acontecem diversas atividades pela cidade, como exposições, palestras, passeios e eventos gratuitos para a população até domingo (7/6). Além disso, a data também marca a inauguração dos pontos de Coleta Seletiva e a criação de uma guarda municipal ambiental.

Para o Diretor de Parques e Áreas de Lazer, Fábio Roberto de Morais Vieira, a questão ambiental hoje é necessária para a formação do cidadão, não é um modismo, é uma questão de necessidade. “Será muito difícil reverter o quadro que existe hoje, mas temos que conter os danos que causamos” afirma.

Além disso, o município possui aproximadamente 1/3 de seu território geográfico coberto com mata atlântica. “Por isso é importância conscientizar os moradores para as questões ambientais”, ressalta Vieira.

A semana do meio ambiente começou com as palestras do coordenador geral do programa Agenda Ambiental da Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu e do pesquisador Carlos Nobre, reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre os impactos climáticos causados pelo desmatamento, em seguida foram distribuídas 300 mudas de flores para o plantio na cidade.

Dentro da programação com mais de 40 atrações, feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também acontecem alguns eventos durante todo o mês de junho. No Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque Jardim City, acontece uma exposição fotográfica com obras do artista João Machado e imagens que mostram a memória da cidade de Guarulhos. Já no CEA do Bosque Maia está a exposição “Do lixo ao luxo, dengue nunca mais”, para a qual pneus, vidros e jornais foram transformados em objetos de utilidade.

Coleta Setetiva
Dentro da programação da semana, na quarta-feira (3), a prefeitura inaugurou seu sistema de coleta seletiva de lixo. Em nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende estimular hábitos de sustentabilidade junto à população, como separar o lixo e destiná-lo à reciclagem.

Na primeira fase de implantação do projeto foram instalados apenas dois pontos de coleta: um na entrada principal do Bosque Maia e outro na entrada do Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali, que fica dentro do parque. “Os equipamentos já estão à disposição da população, que pode levar seu lixo reciclável para depositar nos novos coletores. Não é necessário separar o lixo por tipo. Basta juntar os materiais recicláveis para serem encaminhados para a central de triagem”, explica o Diretor de Parques da cidade.

Pesquisa sobre Biodiversidade
Na quinta-feira (5), aconteceu a divulgação dos resultados da pesquisa sobre a fauna da região. Neste estudo foram catalogaram 349 espécies, 75 a mais do que no último levantamento feito em 2007. O cruzamento destes dois relatórios permitiu a identificação de 30 animais ameaçados de extinção.

Este mapa da Biodiversidade vai contribuir para a implantação de novas unidades de conservação ambiental em Guarulhos e estimular a criação de parques ecológicos e de um corredor de proteção nas regiões Norte e Nordeste do município, onde se localiza a maior parte da vegetação.

Grupamento de Proteção Ambiental
O dia mundial do meio ambiente, que ocorreu na sexta-feira (5), foi repleto de atividades. Nos parques da cidade houveram trilhas ecológicas, mostra de filmes e oficinas educativas. No entanto, a data foi marcada pela formatura do primeiro Grupamento de Proteção Ambiental (GPA). “Este primeiro grupo, formado por 26 guardas municipais, tiveram um treinamento especifico nas questões ambientais para estarem preparados para qualquer situação”, comenta Vieira.
Com sede no parque do Jardim Adriana, próximo ao Sesi Cocaia, a principal atividade do GPA será fiscalizar áreas onde costumeiramente são descartados lixo e entulhos, principalmente nas proximidades de nascentes de rios e áreas de preservação ambiental, como a Serra da Cantareira.

Disque-denúncia
Para coibir o desmatamento, a invasão de áreas de preservação ou que moradores joguem entulho em locais indevidos, a prefeitura também está disponibilizando um serviço de atendimento 24 horas para munícipe, assim o cidadão também poderá contribuir para a preservação ambiental.

Fábio Vieira conta que o disque-denuncia é uma ferramenta muito importante para que o GPA possa autuar os infratores. “Se uma pessoa for pega cometendo um crime ambiental, ela pode ser encaminhada para a delegacia e sendo presa, como qualquer outra infração”, alerta.

No ano passado, os fiscais atenderam aproximadamente sete mil ligações. Dessas ligações, boa parte geraram resultados e mais de 800 autos de infração puderam ser aplicadas. Para fazer uma denuncia o cidadão pode ligar no telefone 0800-772-2006.

Nenhum comentário: