Paciência e Tolerância no trânsito

Este ano foi eleito o ano nacional para Educação no Trânsito
As mortes no trânsito não são apenas em função dos acidentes, muitas pessoas acabam sendo vítimas fatais em decorrência de brigas e discussões. Estes atos de violência no trânsito geralmente são decorrentes de motivos fúteis como discussões, manobras erradas, ultrapassagens indevidas (fechadas) e pequenas colisões.

Anualmente, aproximadamente 35 mil pessoas morrem no trânsito brasileiro, sem contar com as mortes não computadas, pelos levantamentos estatísticos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), referente à casos de violência e agressão no transito. “A morte em discussões no trânsito é apenas uma das pontas do iceberg da violência que rasga o casco desta grande nação brasileira”, comentou Carlos Alberto Ferreira dos Santos, membro do Conselho Nacional de Trânsito, durante o encontro realizado na semana nacional do Trânsito deste ano.


Por este motivo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu 2009 como sendo o ano da EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. Para poder aprimorar as discussões sobre a formação do caráter do condutor, a qual deve começar já no ensino fundamental e nos primeiros anos de vida da criança. “Realçar as qualidades e fazer com que a paciência e a tolerância sejam os condutores é nosso desafio da educação no trânsito”, explica Santos.

O Detran de São Paulo possui um programa de educação e orientação que tem a finalidade de educar as crianças do ensino fundamental de escolas municipais para as questões do transito. O "Clube do Bem-Te-Vi", como é chamado, foi desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN/SP em 1990.

Dentro da sala de aula que o projeto é desenvolvido, por meio de palestras, com o devido acompanhamento dos professores e educadores. O objetivo é transmitir os princípios básicos de segurança no trânsito para os jovens, contribuindo para a formação de uma geração consciente e cidadã, seja utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiros.

Ao final da instrução os estudantes recebem um material didático, com as principais orientações abordadas durante a instrução e questões para serem respondidas. Juntamente com essa cartilha, os alunos também recebem uma espécie de Carteira de Habilitação Mirim, para que possa mostrar que também é sócio do Clube do Bem-Te-Vi.

Desde seu surgimento, o Detran já atendeu cerca de 140 cidades, mais de 2.500 estabelecimentos de ensino, mais de um milhão de alunos e 30 mil professores.
Muitos alunos, depois do curso, passam a ser multiplicadores em suas casas. “Ao entrar no carro a criança, de imediato, põe o cinto de segurança e fica só observando se o motorista também irá fazer isso. Caso contrário, com um tom educado, ela questiona: - E o cinto? Sem alternativa, pois sabe que a criança está certa, o adulto em silêncio coloca o cinto”, comenta a professora Juliana Diradi.
Estes resultados se deve também aos educadores que desenvolvem nas crianças uma educação mais efetiva para o seu dia-a-dia, como esclarece o Professor de Psicologia da UFOP, Francisco Moura. “O que a escola ensina tem que ter uma utilidade prática para a inserção dos indivíduos na sociedade em que vivem: ela também ensina princípios de civilidade”, esclarece Moura. Na opinião do presidente do Contran e Diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, “Os acidentes não precisam ocorrer e podem ser evitados”. Embora abrangente, o tema EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO possibilitará que os órgãos e entidades do SNT trabalhem no sentido de promover iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância e solidariedade, tão importantes para um trânsito seguro.
















Contra exemplo: Pateta no trânsito, assista: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=RMZ3bsrtJZ0

Nenhum comentário: