DICAS PARA FAZER UM BOM NEGÓCIO NA HORA DE TROCAR DE CARRO

Alguns cuidados na hora da compra ou venda do veículo podem fazer toda a diferença
Quem está a procura de um carro, seja para comprar ou vender, deve antes se precaver e estar atento à alguns cuidados básicos. Alguns cuidados são meramente estéticos, outros asseguram a durabilidade e o perfeito funcionamento dos equipamentos. Para evitar surpresas, previna-se antes de fechar qualquer negócio.

O Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) recomenda que o comprador verifique a autenticidade dos documentos, confira o número do chassi gravado em diversos lugares do veículo, bem como o estado de conservação da parte mecânica e da funilaria. A instituição lançou até uma cartilha com algumas dicas que auxiliam o consumidor na hora da compra.

Comece a examinar o carro sempre à luz do dia. Os locais fechados ou escuros podem dificultar a observação de pequenos detalhes na pintura. Desconfie de ondulações e pequenos amassados na lataria, o carro já pode ter sido batido.

Bolhas e sinais de ferrugem em locais próximos às borrachas das portas e dos pára-lamas também são sinais de exposição ao tempo. Verifique se o veículo foi pintado recentemente. Fique atento às diferenças de cor e respingos de tinta nos frisos. Caso tenha dificuldade para fazer esse tipo de inspeção, procure a ajuda de um mecânico ou funileiro de sua confiança para ir junto com você.

Ainda por fora do veículo teste o amortecedor balançando o carro. Se ao proceder desta forma o veículo balançar diversas vezes, o amortecedor pode estar em más condições. Os pneus também são importantes, caso estejam lisos, sem aderência, certamente causarão prejuízos ao desempenho do veículo e, por conseqüência, à sua segurança. Todos estes cuidados dispensados ao veículo serão revertidos em economia para seu bolso, segurança e tranquilidade na hora de fechar o negócio.

Ao vender o carro
Para quem está do outro lado do balcão, vender o carro usado é tão difícil quanto comprar. É importante fazer uma avaliação do estado de conservação do veículo antes. Quanto mais cuidadoso o dono for, melhor será a aceitação do carro pelo mercado.

A primeira coisa é checar a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que avalia os valores de mercado de todos os automóveis. Em seguida, compare seu carro com outros veículos similares por modelo, ano, cor, motorização, opcionais, quilometragem e estado de conservação, assim você conseguirá estimar um bom preço para venda.

A má conservação pode desvalorizar muito o veículo na hora da venda, por isso, muitas vezes, vale a pena fazer alguns investimentos e consertar os defeitos mais aparentes. Bancos sujos ou rasgados, lataria com riscos e amassados, calotas quebradas, pintura opaca, entre outras coisas, tornam o veículo pouco atraente ao comprador.

Angelo de Luca, comerciante de veículos, diz que é importante que a lataria, motor, pneus e interior estejam em bom estado. "O comprador repara em tudo até no estado dos tapetes, desgaste dos pedais e se o carro está cheirando a cigarro".

Importante saber onde anunciar, a sugestão é começar pelos vizinhos e conhecidos antes de lojas e feirões de carros. Uma boa opção também é a Internet, que possibilita uma pesquisa mais ampla e eficiente. O Gerente de negócios do site Rodão.com.br, Vagner Conccon, pode conhecer um pouco dos dois lados, de quem compra e de quem vende, trabalhando no site e diz haver algumas diferenças. “Se a pessoa compra para revender, ela avalia o custo beneficio, já quando é para uso próprio, me parece que ela se preocupa mais com a qualidade”.

Concon afirma que existem vantagens em negociar pela internet, mas é preciso ficar atento para algumas questões.“Na hora da compra, a pessoa deve se preocupar com a privacidade e segurança de suas informações. Deve procurar por veículos de comunicação confiáveis e buscar as melhores opções dentro daquele universo.”

Buscar veículos direto de agências (com pessoas jurídicas) garante a segurança do negócio, no entanto, tratar diretamente com o dono pode resultar em uma melhor negociação do preço. “Mesmo virtualmente, procuramos estar próximos das pessoas que compram e vendem, no site existe uma política de transparência. Orientamos os usuários a fazerem o melhor proveito das ferramentas disponibilizadas, para melhor compra e venda do seu veículo”.

Vagner também faz algumas recomendações para não cair em armadilhas na hora da compra. “O comprador deve evitar deixar o carro consignado ou adiantar o pagamento. O recomendável é procurar saber o máximo de informações sobre o vendedor antes e marcar o encontro em um local seguro e bem movimentado”.

O proprietario do veículo é responsabilidade pelas informações. Por isso, é importante que o usuário seja instruído para utilizar o link do Detran e conferir o documento do carro, por exemplo. Com o conhecimento destas questões, as chances de fazer um bom negócio serão muito maiores.

Nenhum comentário: