Ajuda às vítimas das enchentes no Maranhão e no Piauí


As chuvas que assolaram a região Nordeste do Brasil, em especial no Maranhão e no Piauí, já registram mais de 200 mil pessoas atingidas. 78 municípios estão em situação de emergência.
Há mais de um mês, intensas chuvas castigam 310 municípios da região norte e nordeste do país. Ao todo, são mais de 900 mil pessoas afetadas, em diversos estados; Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Amazonas e Pará.

A pior situação é no Maranhão, onde as doações estão sendo enviadas por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pela dificuldade ao acesso em algumas regiões. A Defesa Civil estadual estima que mais de 44 mil pessoas estejam desalojadas e mais de 30 mil não teriam nem para aonde ir. Além disso, muitas pessoas ainda permanecem desaparecidas. A Defesa Civil divulgou pelo menos oito vítimas fatais no Estado.
Neste momento, os comércios e escolas nas áreas mais afetadas permanecem fechados. A única coisa que as pessoas possuem é a solidariedade uns com os outros. Assim como ocorreu com Santa Catarina, a população brasileira respondeu imediatamente ao pedido de socorro e, somente em São Paulo, mais de 72 toneladas de donativos foram arrecadados nos últimos dias.

No entanto, as pessoas continuam a enviar roupas, sendo que a maior necessidade agora é são materiais de higiene pessoal, como: sabonete, papel higiênico, escova e creme dental, fraldas e absorventes. Alimentos prontos para consumo como biscoitos, enlatados, leite e água mineral também estão escassos.

Organizações sociais de todo o País estão se mobilizando para auxiliar os atingidos, mas seus esforços ainda não foram suficientes e as instituições pedem por mais atenção da população para o problema. A auxiliar de projetos sociais da Cruz Vermelhar (CV), Aline Rosa, pede pela ajuda de voluntários para fazer triagem das roupas, separar as doações e carregar os caminhões. Somente esta semana o CV já enviou um caminhão com 25 toneladas de roupas e suprimentos com destino ao Piauí e ao Maranhão para auxiliar os desabrigados. “A instituição recebe doações durante o ano inteiro, por isso, já tínhamos um estoque”, comenta a voluntária.

O CV atua durante todo o ano, não apenas em calamidades. Aline comenta que já participou de trabalhos de prevenção na parte de saúde, promovendo palestras, de primeiros socorros e higiene bucal para pessoas de baixa renda. A entidade busca agora o apoio de voluntários e empresas aéreas para o envio dos donativos com mais agilidade.

A Defesa Civil informou que as companhias aéreas estão levando as doações de graça. Na capital, duas escolas de samba cederam seu espaço nos galpões para auxiliar na arrecadação de donativos:
Mocidade Alegre – Av. Casa Verde, nº 3.498 – Bairro do Limão - Fone: (11) 3857-7525 e Unidos do Peruche - Av. Ordem e Progresso, nº1.061 – Ponte do Limão Fone: (11) 3951-4099

A Cruz Vermelha também pede doações em dinheiro através de deposito bancário:
Banco Unibanco
Agência 0472, C/C 235.000-8
CNPJ: 07.127.753/0001-01
Outras informações: (11) 5056-8665, (11) 5056-8667

Nenhum comentário: