COMO EVITAR ROUBOS E FURTOS

Especialistas dão dicas de segurança para evitar uma situação de perigo

Em uma metrópole como São Paulo, aproximadamente 250 veículos são roubados por dia. Para não fazer parte dessa estatística, existem alguns cuidados que podem ser tomados, desde mudança no comportamento até dispositivos de segurança.

Alguns cuidados básicos, como esterçar a roda para dentro da calçada, quando estacionar o carro na rua pode dificultar ou até mesmo evitar que o veículo seja roubado.

Existe uma infinidade de trancas e alarmes disponíveis no mercado. Desde trancas de câmbio, de volante, de pedais (freio, embreagem e acelerador) até as que misturam travas mecânicas e dispositivos que cortam o combustível. Além disso, existem também os sistemas de monitoramento via satélite que localizam o veículo em qualquer lugar do país. Apesar dessa tecnologia ser relativamente recente no país (há menos de dez), hoje é o principal recurso utilizado pelos setor de transporte de carga por ser muito visado pelos ladrões.

As montadoras também estão produzindo veículos mais seguros, com chaves decodificadas para dificultar a ação de bandidos e alarmes de presença. A Fiat, por exemplo, acrescentou no Uno o sistema ‘Fiat Code’ para tentar reduzir as estatísticas de furto do modelo.

Existem até mesmo alguns veículos que mais visados pelos ladrões. Sem considerar as motocicletas que possuem o maior número de registros disparado, veículos como Gol, Uno, Corsa, Celta, Kadet e Parati, são veículos com uma grande sinistralidade. Em comparação com outros veículos, são proporcionalmente mais roubados que os demais.

È importante que o motorista conheça o‘modos operandi’ dos criminosos, a maneira como os ladrões agem, para que possa se proteger. Estudos da Policia Militar mostram que os ladrões geralmente utilizam alguns métodos para forçar os condutores a pararem os veículos, desde pedras atiradas no parabrisa, truques para estourar os pneus e até mesmo simulação de colisões. Tudo para que o motorista pare o veículo e fique em uma posição vulnerável para que ele possa agir.

Os criminosos preferem abordar mulheres e idosos, principalmente, quando estão sozinhos. O horário de atuação é extenso, mas as estáticas destacam do meio-dia até a zero hora e sexta, sábado e domingo o número de registros também é maior.

A Policia Militar disponibiliza um manual de segurança, com diversas orientações para evitar situações de risco. Procure estacionar o carro em locais de maior movimento e bem iluminados e ficar dentro do carro; Em rodovias e estradas, tenha o mesmo cuidado, não pare o carro em locais escuros; Ao chegar tarde em casa, verifique antes a presença de pessoas suspeitas; Não deixe objetos dentro do carro, eles podem chamar a atenção de bandidos; Certifique-se de que trancou devidamente o automóvel e nunca se esqueça de acionar os dispositivos de segurança.

No trânsito, reduza a velocidade ao perceber que o farol esta fechado, para ficar o menor tempo possível parado; E quando parar no sinal, fique atento ao que acontece ao seu redor. Os assaltantes costumam atacar pessoas distraídas.

Caso a pessoa venha a ser abordada, a recomendação é não reagir; Entregue o veículo, a bolsa, a carteira, o que for de interesse do assaltante. Se possível, avise-o de cada atitude, a maioria dos assaltantes é intolerante e, muitas vezes, estão drogados.

Por ultimo, lembre-se de que a rapidez com que você informar a policia aumentam as chances de recuperação do carro.

Nenhum comentário: