INSPEÇÃO AMBIENTAL VEICULAR

Detran já começou a fiscalizar e multar os veículos que não estão dentro dos padrões ambientais.


As primeiras multas para quem desrespeitar a lei municipal de inspeção na capital paulista já começaram a ser emitidas.

Os veículos com placas de final 1 tiveram até o dia 30 de abril para realizarem a inspeção veicular ambiental. A vistória ainda pode ser realizada, mas apartir de agora, os veículos que forem flagrados circulando irregularmente na cidade irregularmente poderão ser autuados e, se forem flagrados, terão de pagar uma multa de R$ 550 (quinhentos e cinquenta reais).


"Infelizmente, a multa também é uma forma de conscientizar. Vamos fazer porque é preciso", ressaltou o Coordenador da Secretaria de Governo responsável pelo programa, Marcio Schettino.


Estão obrigados a fazer a inspeção ambiental todos os veículos fabricados de 2003 a 2008, aproximadamente 1,5 milhão de carros, além de 700 mil motos e 317 mil veículos movidos a dieesel.


A frota registrada de São Paulo com placas de final 1 é de aproximadamente 22 mil carros e 43 mil motos, destes apenas 84% dos carros compareceram a inspeção no período correto. As motos são as que apresentaram menor índice participação, com apenas 22%.


O Coordenador, Marcio Schettino, diz que a legislação permite que o veículo irregular continue em circulação. “Não estamos parando o carro (o que caberia só à PM). Será como os radares de rodízio. As fiscalizações serão feitas por meio do sensoriamento remoto”.


As autuações serão feitas por meio do sensoriamento remoto, equipamento móvel capaz de fazer a leitura de até 6 mil placa por dia. Os radares de poluiçao tiram uma foto da placa e o sistema cruza os dados com o banco de informações dos veículos inspecionados para ver se o veículo fez ou não fez a inspeção e já emite a multa em instantes.


A Secretaria faz questão de ressaltar que a principal intensão do programa é educar os proprietários dos veículos. “Trata-se de uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). È, acima de tudo, um programa de saúde pública”.


Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica. Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.


O Programa de Inspeção Veicular Ambiental começou a ser implementado gradativamente em 2008, apenas para veículos a dieesel. Em 2009, todas as motos (exceto as de 2 tempos) e também os carros movidos a álcool, gás ou gasolina registrados na cidade de São Paulo entre 2003 e 2009, também foram incluidos.


Este ano, o programa ainda ganhou uma novidade; Os proprietários poderão optar por agendar antecipamente a data de sua vistória até 120 dias antes da data do licenciamento e até 90 dias após (confira as datas para inspeção no quadro a seguir).


Os proprietários de veículos mais velhos, anteriores a 2003, também serão inspecionados pelo sensoriamento remoto. Os mais poluentes, detectados pela fiscalização viária, serão intimados a fazer a inspeção ainda este ano.Tendo o veículo aprovado na inspeção e licenciado, o prorietario que não estiver em dívida com a Prefeitura e com o Detran, poderá solicitar o reembolso da tarifa à Prefeitura.


FIQUE ATENTO AS DATAS PARA INSPEÇÃO

VEÍCULOS: GASOLINA, ÁLCOOL, FLEX, GÁS NATURAL, DIESEL E MOTOCICLETAS

Final da Placa - Início da Inspeção

1 - 1/fev
2 - 3/mar
3 - 2/abr
4 - 3/mai
5 - 3/jun
6 - 3/jun
7 - 3/jul
8 - 3/ago
9 - 2/set
0 - 3/out

Nenhum comentário: