GOBOS DO BRASIL na AES expo 2011

A Gobos do Brasil trouxe para a feira deste ano um revolucionário sistema de som italiano.

O sistema de som da K-array possui uma tecnologia inovadora que a torna muito potente e de alta fidelidade. Isso só foi possível pela persistência de três técnicos da HP Sound que, para solucionar o problema dos microfones de lapela, desenvolveram um pré-amplificador embutido para evitar a captação de ruídos junto da voz.

Com essa tecnologia eles desenvolveram caixas de som extremamente compactas e potentes, compostas de pequenos alto falantes em linha todos pré-amplificados para que o som consiga ter uma fidelidade, amplitude e pressão sonora muito maior.

Por serem extremamente finas e leves as pessoas quando vêem o as caixas de som da K-array pela primeira vez ficam petrificadas. “A reação mais engraçada é quando alguém escuta o menor dos nossos produtos; o KZ10. É um alto-falante com a espessura de um celular (aproximadamente 1,7cm). As pessoas procuram da onde vem o som, pois não acreditam no que ouvem e vêem”, conta Esteban Risso, diretor da Gobos do Brasil. E completa, “eles mostram o que chamamos de "K-face", a cara de surpresa pelos produtos da K-array.


Atualmente a empresa possui representante e revendedores em mais de 20 países do mundo, inclusive aqui, onde a Gobos do Brasil possui exclusividade na representação.

Audix

Outra novidade este ano é a linha de microfones Audix.

Conhecidos pelos seus microfones condensadores e para bateria a Audix ganhou reconhecimento mundo a fora e no Brasil, tivemos a oportunidade de poder representá-los.

Sua possui microfones que agradam desde o vocalista até o profissional de áudio, com equipamentos de medição e precisão.

A linha SCX se destaca por reunir todas as qualidades dos melhores aparelhos em um único microfone. Ele possui um sistema de chaveamento que regula seu ângulo de captação em omni, cardióide, hipercadióide e F8. Seu diafragma banhado a ouro elimina todos os ruídos e consegue captar o melhor do artista.

http://www.slide.com/r/1L86snL43z9l0KztgfOl-6k8zLm0aN3w?previous_view=lt_embedded_url

http://youtu.be/sTbi9ocgA4I

Iluminadores 3.0

Os bons profissionais de iluminação são reconhecidos quando o seu trabalho ultrapassa a fronteira do usual e atinge o estado da arte. Como todo artista, o iluminador também precisa de muito estudo e dedicação para dominar a tecnologia em nível de excelência.

Entretanto, antes dos softwares para controle e edição da iluminação essa técnica não podia ser facilmente ensinada ou transmitida, simplesmente porque os profissionais não possuíam uma linguagem universal, então cada um fazia seus desenhos, planilhas e mapas e operava à sua maneira.

Hoje é diferente, não existe a necessidade de operar a iluminação através de uma mesa gigantesca com centenas de botões; softwares como o Sunlite, da Nicolaudie controlam três (ou mais) universos DMX utilizando uma interface e um computador.


Raudryn Gusmão, da RG produções, é iluminador e faz toda a programação de seus eventos através do Sunlite. Ele elabora todo o projeto em 3D, cria os cenários e a programação de luzes de acordo com o repertorio da banda, antes mesmo dos equipamentos estarem instalados.

Para ele, este é o grande diferencial na produção de um evento. “Desde o inicio eu já desenha o projeto de iluminação no computador para poder mostrar para meu cliente como seria o evento, mas quando conheci o Sunlite, fiquei maravilhado com a sua infinidade de recursos”, conta Raudryn.



Ele admite que no início sentiu um pouco de dificuldades para entender a linguagem do Sunlite, mas que com o tempo e a prática, deixou de utilizar outros programas e passou a fazer tudo no software distribuído pela Gobos do Brasil.


Alguns profissionais de iluminação ainda têm medo de utilizar esta tecnologia por não entender como funciona, mas Raudryn compara essa inovação ao avanço das lâmpadas de LED. “Quem trabalha a alguns anos na área, viu a rápida substituição dos refletores PAR de lâmpadas halogênas pelos refletores de LED, que consomem muito menos energia e ainda produzem uma variada gama de cores”, Raudryn acredita que a mesma coisa acontecerá com os operadores de iluminação. “Com certeza isso é o futuro, ainda mais com os tablets e outras plataformas que estão se tornando mais acessíveis” afirma o técnico de iluminação.

Raudryn já produziu diversos DVDs para bandas e ele justifica isso ao uso do software. “Todo show precisa de um roteiro, principalmente na gravação de um DVD. Quando elaboro um projeto, penso no repertório, na iluminação, na posição das câmeras e dos músicos no palco, isso tudo ainda no escritório e quando mostro o projeto para meu cliente ele fica abismado”.


É isso é o que todo cliente quer, ter a segurança de que tudo acontecerá corretamente de forma planejada e sincronizada. Para Raudryn não existe trabalho grande ou pequeno, “posso fazer um planejamento real dos recursos disponíveis, adequando o projeto de acordo com o orçamento do meu cliente”.

Raudryn será um dos palestrantes da Ligthing Week Brasil em 2011 e vai ensinar a elaborar um bom projeto de iluminação com o Sunlite, com simulações em 3D e também como utilizar o programa em seus eventos.